TRATAMENTOS DE FISIOTERAPIA
- DesportivaTratamento direccionado para praticantes de qualquer modalidade desportiva, quer amador ou profissional e que visa a recuperação de qualquer lesão tendo como exemplos mais comuns entorses, roturas, luxações, mialgias e tendinopatias. Ajuda na melhoria da performance do atleta e na prevenção do processo degenerativo do mesmo.
- GeriátricaVisa a manutenção da funcionalidade e bem-estar do idoso retardando o processo evolutivo das patologias associadas, sendo uma área onde predomina o défice de equilíbrio, força muscular e amplitudes articulares, assim como dores generalizadas, alterações posturais e da marcha. Exemplos mais comuns: artrose, osteoporose, Parkinson, Alzheimer, situações de implantes, próteses e estados pós-queda.
- PediátricaAtua desde os primeiros dias de vida até aos 18 anos, tendo como objetivos mais comuns a melhoria da função pulmonar e potencializar o crescimento normal através de estímulos sensoriais e propriocetivos de acordo com as limitações apresentadas, melhoria a nível postural e integração no contexto social e familiar para melhorar o desempenho nas atividades da vida diária.
- CardiorespiratórioAtua na vertente cardiopulmonar no sentido de prevenir a patologia, reabilitar após cirurgia e/ou aquando da instalação da disfunção, tendo como objetivo uma maior eficiência ventilatória, aumento da resistência, reeducação muscular e melhoria do condicionamento físico.
- UroginecológicaÁrea que previne e reabilita distúrbios como a incontinência urinária e fecal quer feminina ou masculina, que através da reabilitação perineal permite também tratar a retenção urinária, obstipação, prolapso dos órgãos pélvicos e disfunções sexuais.
- NeurológicaÁrea de atuação na prevenção e tratamento de lesões do sistema nervoso central e/ou periférico, tem como principal objetivo recuperar a função motora, força, equilíbrio e coordenação. Como exemplos mais comuns AVC’s, TCE’s, Parkinson, Doenças do neurónio motor, paralisias cerebrais e faciais.
- OrofacialÁrea responsável pela prevenção e tratamento de disfunções que contemplam a articulação temporomandibular, tais como: alterações na sucção, mastigação, deglutição, respiração, cervicalgias e cefaleias.
- Musculoesquelética e ortopédicaEsta vertente previne patologias que advém de alterações posturais e mecânicas, como lombalgia. Trata também disfunções musculares e tendinosas, pós cirúrgicos de fraturas, ligamentos e meniscos de forma a reabilitar o paciente para as suas atividades da vida diária.
- Correção Postural e Pilates ClínicoPromove a correção e alinhamento do corporal de forma a evitar desequilíbrios musculares e lesões provocadas por posturas desajustadas no contexto laboral, através da flexibilização articular e fortalecimento muscular. Estes exercícios primam pela especificidade e individualidade da condição apresentada pelo paciente, que é sempre monitorizado por um profissional especializado.